terça-feira, 16 de agosto de 2011

ATIVIDADES DO A.E.I 1º ANO

O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem farinha?
Será que tem balinha!?
Será que tem macarrão?
Será que tem caminhão?!
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem rabanete?
Será que tem sorvete!?
Será que tem berinjela?
Será que tem panela!?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem mandioca?
Será que tem minhoca!?!
Será que tem jacaré!?!
Será que tem chulé!?!
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem alho-poró?
Será que tem sabão em pó?!
Será que tem repolho?
Será que tem piolho!?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem caqui?
Será que tem javali?!
Será que tem palmito?
Será que tem pirulito!?
É um, é dois, é três...


O trabalho com a música "Sopa" de Palavra Cantada para o 1º ano é muito interessante, porque trabalha o tema Alimentação do 3º bimestre, os  alunos visualizam o vídeo no You tube, ouvem a música, cantam, fazem tentativa de escrita com as palavras da música, fazem atividades diferenciadas como caça-palavras com palavras sobre alimentação e utilizam o TUX PAINT para ilustrar alimentos e os jogos educativos do Linux sobre alimentação para verificarem os tipos de alimentos.


PLANO DE AULA - 3º BIMESTRE

1º ANO

TEMA: NECESSIDADES BÁSICAS DO SER HUMANO : ALIMENTAÇÃO.

PROBLEMATIZAÇÃO:

ALIMENTAÇÃO É UMA NECESSIDADE DO SER HUMANO.
  • POR QUE PRECISAMOS NOS ALIMENTAR?
  • COMO E QUEM PREPARA OS ALIMENTOS DOS ALUNOS DO 1 º ANO?
  • COMO OS ALIMENTOS CHEGAM ATÉ OS ALUNOS DO 1º ANO?
  • TODOS TÊM ACESSO A ESTES ALIMENTOS?

NO AMBIENTE EDUCACIONAL INFORMATIZADO:
  • APRESENTAÇÃO DO VÍDEO “ SOPA”.
  • REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE COM CAÇA PALAVRAS RELACIONADO COM AS PALAVRAS EXISTENTES NA MÚSICA.
  • EXPLICAR AOS ALUNOS COMO UTILIZAR A FERRAMENTA DO WRITER PARA SELECIONAR E COLORIR AS LETRAS DAS PALAVRAS ENCONTRADAS.
1. QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE AS CRIANÇAS FALAM NA MÚSICA?
  • TRÊS BOLINHAS
  • CAMINHÃO
  • SORVETE
  • PANELA
  • MINHOCA
  • JACARÉ
  • CHULÉ
  • SABÃO EM PÓ
  • JAVALI
  • PIRULITO


ENCONTRE AS PALAVRAS RELACIONADAS ACIMA:


A
S
Y
C
Z
X
B
V
R
T
S
A
U
A
P
A
N
E
L
A
F
B
H
M
I
N
H
O
C
A
G
Ã
J
I
X
C
T
R
W
Q
H
O
M
N
W
E
G
V
B
N
I
G
P
H
S
C
H
U
L
É
U
E
K
Ã
P
T
Y
I
D
F
Y
M
B
O
L
I
N
H
A
S
R
N
L
S
D
F
G
H
J
K
E
P
N
J
A
V
A
L
I
G
W
Ó
V
U
N
M
V
X
Z
T
T
R
Ê
S
D
G
H
T
W
Y
Z
M
J
J
A
C
A
R
É
U
X
N
I
T
Y
R
G
B
P
I
C
S
O
R
V
E
T
E
K
O
V
B
C
V
B
F
G
Q
M
P
U
M
J
K
D
O
I
S
N
Ç
L
K
J
H
G
F
D
S
S
A
Y
P
I
R
U
L
I
T
O
H

CONTEÚDO – 1º ANO: ALIMENTAÇÃO

1)                 LISTAR O QUE A MAMÃE PÕE NA SOPA:
1 – MACARRÃO
2 - ------------------
3 - ------------------
4 - ------------------
5 - ------------------
6 - ------------------
2)                 JOGO DE PALAVRAS  COM  ALIMENTOS QUE APARECEM  NA LETRA DA MÚSICA:
A
L
I
M
E
N
T
O
S
3)       VAMOS SEPARAR OS ALIMENTOS DA SOPA DO NENÊ DE ACORDO COM A 1ª LETRA:

    
P
B
R




       


           


Nenhum comentário:

Postar um comentário